O MUSICAL

EM BREVE

Personagens

Ariel

Nasce a sereia mais famosa do mundo e heroína dessa história. Baseada na sereiazinha do conto de H. C. Andersen, Ariel ganhou esse nome por causa de sua personalidade pois “Ariel” é nome do espírito da peça "A Tempestade" de William Shakeapeare. Também significa "leoa de Deus" em hebreu. Sonhadora, intuitiva, curiosa, bela, sutil, ousada, intrigada, intrigante e desobediente, essa sereia se tornou a protagonista da historia.
Linguado
Companheiro, amigo, ajudante, medroso e lindinho, Linguado sempre acompanha Ariel em suas aventuras, mesmo não sendo muito fã de emoções fortes.
Sebastião


Despachado, puxa-saco, compositor, confidente e de coração mole, Sebestião é um dos personagens mais famosos da Disney. Mesmo tendo dedurado Ariel no filme ; ) a sereia o adora e o agradece por tê-la ajudado tanto enquanto conquistava o coração do príncipe. Enfim, esse siri jamaicano e uma das marcas da Disney.

Dublado por André Filho.
Sabidão

 
Uma gaivota muito doida! Achando que é perito em coisas humanas, Sabidão “ensina” Ariel sobre o mundo deles. Extrovertido, engraçado, sabe-tudo, desafinado e com um parafuso solto, esse é o pássaro mais maluco da Disney.
Rei Tritao

Imponente, severo, justo e compreensivo, Tritão é pai de sete filhas. Apesar de ter ficado muito bravo com Ariel, ele se preocupa com ela e a ama demais. E uma das melhores figuras de pai da Disney, pois mesmo tendo destruído a coleção de objetos humanos da filha, só o fez visando o bem estar dela e depois se redime ao mantê-la junto de seu príncipe amado, transformando-a em humana.
As Irmãs


Aquata, Andrina, Arista, Attina, Adella e Alana. São as seis irmãs mais velhas de Ariel. Apesar de não terem um papel muito ativo no filme, suas personalidades são exploradas na série. No conto original de H. C. Andersen, são as irmãs que ajudam a sereiazinha a se tornar humana. Seus nomes não foram escolhidos por acaso, veja o que cada um significa:

Aquata - Relacionado à água através da palavra latina aqua.

Andrina - Relacionado com a palavra "espada" através do grego andros. Também relacionada com o nome do mar Adriático.

Arista - Relacionado às raízes latinas da palavra "família", tais como aristocracia, aristocrata, etc. Também nome que cabe àquele de nascimento nobre.

Attina - Emprestado da ópera rock de Alan Menken "Atina, a Rainha Má da Galaxia".

Adella - Relacionado às raízes da palavra "nobre" através de adele.

Alana - O feminino de Alan (Menken), o compositor da trilha sonora.
Eric

O príncipe mais lindo da Disney! Corajoso, bondoso, cabeça-dura, prestativo e gentil, Eric é o primeiro príncipe que não anda cheio de pompa e luxo por aí. Amado por seu povo, conquistou o coração da sereia e lutou por ela até o fim colocando sua própria vida em risco e fazendo de tudo para salvar seu verdadeiro amor – nada mais justo, visto que Ariel havia salvado a vida dele também. Dono de uma personalidade mais profunda dos príncipes Disney até então, Eric iniciou uma nova geração de príncipes que não mais se chamavam apenas “encantado”.

Dublado por Garcia Júnior.
Max

 
O cão do príncipe Eric. Atrapalhado, baboso, esperto e brincalhão, é ele que vê Ariel pela primeira vez e depois leva o príncipe até a sereia.
Grimsby

Paciente e sábio, Grismby é o tutor de Eric. Agindo como sua voz interior, Grim aconselha Eric em vários momentos e o apóia em todas as suas decisões.
Dublado por Telmo Perl Munch.
Carlota

A governanta do castelo. Doce e ligeira, ela parece um protótipo da futura madame Samovar de A Bela e a Fera
Luís


O chef do castelo. Chique e atrapalhado, o francês de paladar apurado, cuja especialidade é casquinha de siri, torna alguns momentos da vida de Sebastião um caos!
Úrsula


Uma das melhores vilãs da Disney! Má, traiçoeira, afinada, ambiciosa, vil e detentora de uma lábia sem igual, Úrsula é a temida bruxa do mar. Metade polvo, metade mulher, ela ganhou mais espaço nessa obra do que no conto original de H. C. Andersen. Ela aparece também em alguns episódios da série. No filme, é dublada por Zezé Motta.
Vanessa


A irritante noiva por um dia de Eric. Vanessa é, na verdade, a bruxa do mar isfarçada. Úrsula, ao ver que Ariel conseguiria beijar o príncipe antes de por do sol do terceiro dia, se transforma em humana para impedi-lo de se apaixonar pela sereia. Obviamente, não consegue.
Pedro e Juca

Os fiéis ajudantes de Úrsula. Duas enguias dissimuladas e más que fazem a cabeça de Ariel para que ela vá pedir ajuda à bruxa do mar.